Imagem: André Thiago/Sanepar
A Sanepar está a implementar uma tecnologia de ponta para garantir a eficiência dos serviços de saneamento no Litoral do Paraná durante esta temporada. Através do uso de sensores inteligentes e dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a companhia consegue monitorar, em tempo real, o funcionamento das redes de abastecimento de água e de recolha de esgoto.
Tecnologia de Monitorização
O sistema utiliza sensores instalados em pontos estratégicos das tubagens e estações elevatórias. Esta tecnologia permite detetar:
-
Variações de Pressão: Identificação rápida de quedas de pressão que podem indicar fugas ou consumo excessivo;
-
Níveis de Reservatórios: Controlo preciso para evitar o desabastecimento em dias de grande fluxo de turistas;
-
Obstruções no Esgoto: Sensores que alertam sobre refluxos ou entupimentos antes mesmo que extravasem para a via pública.
Resposta Rápida e Sustentabilidade
Com o acesso a dados precisos 24 horas por dia, as equipas de manutenção da Sanepar podem atuar de forma muito mais célere e cirúrgica. Em vez de esperar por reclamações de consumidores, o centro de controlo identifica a anomalia e envia os técnicos diretamente ao local do problema.
Além da agilidade, a medida promove a sustentabilidade, uma vez que reduz significativamente o desperdício de água tratada (causado por fugas invisíveis) e evita danos ambientais provocados por possíveis falhas na rede de esgoto.
Investimento no Litoral
Esta iniciativa faz parte de um pacote de investimentos do Governo do Estado para modernizar a infraestrutura urbana e turística do Paraná. A utilização de "redes inteligentes" coloca o litoral paranaense na vanguarda do saneamento digital, garantindo maior conforto e segurança sanitária para moradores e veraneantes.
Via: Governo do Estado
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.