Imagem: UEPG
O Programa Opera Paraná, do Governo do Estado, continua demonstrando resultados expressivos na ampliação do acesso a cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e na redução das longas filas de espera.
Mais de 370 Mil Procedimentos em Seis Meses
Nos primeiros seis meses de 2025, o programa, coordenado pela Secretaria da Saúde (Sesa), já beneficiou mais de 370 mil pessoas com procedimentos cirúrgicos. Desde o seu início, em 2021, o Governo do Paraná já investiu mais de R$ 1 bilhão no Opera Paraná, sendo R$ 189 milhões aplicados apenas no primeiro semestre de 2025.
O Poder da Regionalização
A principal estratégia para a eficiência do programa é a regionalização dos atendimentos. As cirurgias são realizadas tanto em hospitais públicos (estaduais e municipais) quanto em hospitais particulares contratualizados, onde o Estado remunera os procedimentos.
Essa rede ampliada permite regionalizar o atendimento, o que não só diminui o tempo de espera na fila, mas também evita grandes deslocamentos para os pacientes, melhorando a qualidade de vida.
O secretário da Saúde em exercício, César Neves, ressaltou o sucesso do programa em dar respostas à população, citando que apenas no Noroeste do Estado, foram realizadas 9.670 cirurgias até junho, mais da metade do total feito em todo o ano de 2024.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.