Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a realização de uma reunião entre Brasil e Estados Unidos nesta quinta-feira (16) para tratar da taxação extra (o chamado 'tarifaço') imposta aos produtos brasileiros exportados para o país norte-americano.
O encontro de negociação ocorrerá em Washington e será conduzido pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Detalhes da Negociação
A reunião acontece em um momento de aproximação entre as nações, após uma conversa por telefone entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, que designou Rubio para dar seguimento às tratativas. A expectativa é que, além do "tarifaço", a pauta inclua a redução de tarifas e pontos sensíveis da economia, como terras raras, minerais críticos e oportunidades de investimento no Brasil, especialmente em energia limpa (eólica e solar) e transformação ecológica.
Lula, em evento recente, fez um comentário bem-humorado sobre a conversa com Trump: "A gente estava de mal, mas pintou mais do que uma química, pintou uma indústria Petroquímica”, brincou o presidente, sinalizando o tom positivo das conversas.
Os Estados Unidos já possuem um superávit comercial em relação ao Brasil, e as negociações buscam resolver as tensões geradas pelas tarifas adicionais sobre itens brasileiros.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.