Banco Central deve divulgar regras do PIX parcelado ainda em setembro

Banco Central deve divulgar regras do PIX parcelado ainda em setembro

Imagem:Bruno Peres/Agência Brasil 

O Banco Central (BC) anunciou que vai divulgar ainda neste mês as regras de padronização do PIX parcelado, modalidade que funcionará como uma alternativa de empréstimo para cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem acesso ao cartão de crédito.

A proposta do BC é estabelecer uma padronização mínima de experiência, incorporando princípios de educação financeira e garantindo maior transparência na contratação. Atualmente, diversas instituições financeiras já oferecem linhas de crédito com parcelamento via PIX, mas a regulação oficial tende a aumentar a competição entre os bancos.

Como funciona o PIX parcelado

O PIX parcelado permitirá que o comprador contrate crédito em uma instituição financeira, preferencialmente com a qual já tenha relacionamento, para parcelar uma transação PIX.

O lojista receberá o valor integral de forma instantânea, enquanto o comprador poderá pagar de forma parcelada. A modalidade poderá ser utilizada para qualquer tipo de transação, incluindo transferências.

As instituições financeiras definirão os procedimentos em caso de atraso ou inadimplência, aplicando juros conforme o perfil do cliente, como já ocorre em outras linhas de crédito.

O BC espera que o PIX parcelado ofereça taxas competitivas, de modo que o valor final do produto seja menor ou igual ao de compras parceladas sem juros no cartão de crédito.

Vantagens para os lojistas

Para os comerciantes, a novidade representa uma forma de receber os valores à vista, sem precisar pagar juros aos bancos para antecipar parcelas mensais. No cartão de crédito, os lojistas podem antecipar as parcelas, mas pagam juros, enquanto no PIX parcelado o valor é recebido integralmente, mesmo que o comprador opte por parcelar a compra.

Posição dos bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o PIX parcelado é uma evolução natural do sistema de pagamentos e funciona como modalidade complementar para os clientes.

Via:G1

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.